RECEITAS

Sucos e Saladas Líquidas 

Carro-chefe do meu trabalho, sempre encontro uma maneira de introduzir uma receita de suco funcional no cardápio dos meus clientes. Seja ele o famoso suco detox, até o suco pré-treino que auxilia a produção de óxido nítrico.

Confira algumas receitas:

Suco Anti Stress

Morango + Pera + Banana + Levedo de Cerveja

Considerado doença do século, o estresse pode ser uma causa para a obesidade e câncer. O morango por ser fonte de antioxidantes e fitoquímicos, protege o nosso sistema imune contra os efeitos deletérios provocados pelo estresse. A banana é uma fruta que contém triptofano, sendo este um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio do prazer e do bem estar. Já o levedo de cerveja, facilmente encontrado em lojas de produtos naturais ou até mesmo no supermercado, é rico em vitaminas do complexo B que estão relacionadas à melhora da função cerebral, quadros de irritabilidade e até TPM. A pera é acrescentada ao suco ainda com a casca para assim, aproveitarmos os benefícios da pectina que é um tipo de fibra solúvel que melhora a microbiota intestinal. Uma microbiota intestinal saudável melhora nosso humor, já que o intestino é considerado o nosso segundo cérebro pelo fato de 90% da serotonina ser produzida lá. Além disso, um intestino saudável acaba absorvendo melhor os nutrientes que ingerimos.

Suco Detox

Couve + Pepino + Maçã + Gengibre

Tomar suco verde como medida isolada, não é uma atitude que leva o seu corpo a eliminar toxinas, mas alguns vegetais podem estimular o processamento delas no fígado e as fibras auxiliam a eliminação intestinal dessas toxinas já processadas.

Suco Laxativo

Mamão + Laranja + Ameixa

Estudos recentes mostram que 65% das mulheres em fase adulta, devido à alterações hormonais inerentes ao sexo feminino, apresentam algum problema relacionado ao trato gastrointestinal. Uma das grandes queixas é a constipação. Esse suco auxilia o trânsito intestinal devido aos seus ingredientes que contém um alto teor de fibras, como a laranja que deve ser utilizada com o bagaço. Uma receita bem simples, com ingredientes fáceis de se encontrar e que tem um resultado fantástico, devido à combinação de fibras e o poder hidratante dessas frutas. É importante não coar esse suco para obter um melhor resultado.

Suco Pré Treino

Beterraba + Melancia

Os principais fatores que limitam o desempenho durante exercícios de endurance são: a diminuição dos estoques de glicogênio, a queda da glicemia, desidratação e ausência de oxigênio. Estudos recentes mostram que o suco de beterraba provoca um aumento do tempo que os indivíduos suportam o exercício, e com isso melhoram a performance nos exercícios de endurance em teste de exaustão na bicicleta ergométrica.
A beterraba possui uma substância chamada nitrato que é responsável pela síntese do óxido nítrico, um vasodilatador que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos que estão sendo treinados. Já a melancia, estudos mostram que esportistas que tomam suco dessa fruta cerca de uma hora antes do treino, tem um recuperação muscular mais rápida. A melancia possui um aminoácido chamado citrulina que promove o aumento do transporte de oxigênio e glicose para os músculos.

Suco Pós Treino

Leite de amêndoas caseiro + Morango + Mel

Durante o exercício físico é gerado um processo oxidativo devido a liberação de radicais livres. Uma alimentação rica em nutrientes antioxidantes é fundamental no período pós treino para reverter esses efeitos e o morango cumpre bem esse papel. Rico em vitamina C e ácido elágico, ele mantém a saúde e firmeza da pele. O mel repõe o glicogênio muscular, auxiliando sua recuperação.

Suco Anticelulite

Melão + Salsão + Água de Coco + Couve

Com ingredientes considerados anti-inflamatórios e diuréticos, esse suco pode fazer parte da dieta de quem quer se livrar da celulite.

Saladas Líquidas 

Além de opções de sucos funcionais, sempre indico o consumo de ‘’saladas líquidas’’ que nada mais é do que a salada passada na centrífuga.

Para preparar a salada líquida, recomendo sempre ter variedade de verduras, frutas e legumes, contemplando todas as cores disponíveis. Após realizar a higiene das hortaliças, podemos  utilizar uma folha de cor verde escura (almeirão, escarola, mostarda, rúcula, agrião, chicória, couve, salsinha), uma de cor roxa (repolho, almeirão roxo, radichio, alface roxa), um legume ou tubérculo (cenoura, beterraba, inhame cozido, rabanete, nabo), um legume que contenha bastante água para auxiliar a passagem das folhas na centrífuga (batata yacon, pepino, pimentão, chuchu, salsão) e uma fruta (uva, maçã, limão, abacaxi, melancia) para adoçar a bebida. Sempre dar preferência aos alimentos orgânicos.

As saladas líquidas são interessantes para os seguintes casos:

  • Para a pessoa que está iniciando uma reeducação alimentar e ainda não tem o paladar adaptado a legumes e verduras;
  • Crianças que não comem esse tipo de alimento. O interessante desse tipo de bebida, é camuflar o gosto dos vegetais que é comum a criança torcer o nariz, com frutas que tornem a bebida mais doce e palatável;
  • Pessoas sem tempo de fazer uma refeição completa e mastigar bem o alimento;
  • Indivíduos que se não forem consumir os vegetais dessa forma, não consomem de jeito nenhum.

A melhor maneira de prepará-la é na centrífuga, de preferência uma de potência média (menor que 1000 w), pois a centrífuga muito potente, tende a deixar a lâmina muito quente durante o processo, o que colabora para perdas de vitaminas C e B9, já que elas são sensíveis ao calor e a luz. A vitamina B9 também conhecida como folato, está presente nos vegetais verdes escuros, e é importante na prevenção de anemia, câncer e doenças degenerativas. Já a vitamina C, encontrada nas frutas, é importante para a nossa imunidade e é cofator para a produção de colágeno no nosso corpo. O colágeno é fundamental para manter a integridade de nossa pele e ossos. Outro ponto com relação à potência da centrífuga é a preservação das fibras. Existem centrífugas menos potentes que conseguem manter um certo teor delas, coisa que não acontece no caso das muito potentes, deixando o suco lisinho. Você pode fazer um rodízio com as hortaliças citadas, e assim, aumentar a diversidade no seu cardápio. Aumentando a diversidade, você aumenta a chance de contemplar todas as vitaminas e minerais que precisa no seu dia.

Se você se interessou pela ideia dos sucos funcionais ou das saladas líquidas e quer uma orientação a respeito do melhor horário para consumir, combinações e frequência de consumo, tudo isso sendo específico para a sua rotina, agende um horário comigo ou questione o seu nutricionista!

Este site tem divulgação e informação como finalidade. Para um atendimento individualizado e seguro, consulte um nutricionista! O nutricionista é o único profissional dotado de conhecimento científico apto à função privativa de Prescrição Dietética, de acordo com a Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991.